Incentivo ao Investimento

Internacionalização das PME

Operações individuais

Estado do Apoio
Aberto
Financiamento
200.000€ até 315.000€
Território
Nacional
Entidades elegíveis
Micro, pequenas e médias empresas
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Finalidade

Apoiar operações de capacitação empresarial que visem a internacionalização dos modelos de negócio através da adoção de estratégias de negócio mais avançadas, que aumentem a capacidade de integração em cadeias de valor globais.

Reforçar o crescimento sustentável e a competitividade das PME, bem como a criação de emprego nas PME, inclusive através de investimentos produtivos.

Entidades beneficiárias

Micro, pequenas e médias empresas (PME), de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, com contabilidade organizada.

Ações Elegíveis

  1. Conhecimento, prospeção e presença em mercados externos;
  2. Marketing internacional;
  3. Presença online e e-commerce;
  4. Criação e promoção internacional de marcas;
  5. Inovação organizacional relacionada com as práticas comerciais ou relações externas;
  6. Qualidade e certificação específica para os mercados externos.
CONDIÇÕES
  1. Registar no ano pré-projeto, um escalão de exportação individual (volume de negócios internacional) superior a 200 mil euros;
  2. Contribuir para as finalidades e objetivos do Aviso;
  3. Demonstrar dispor de fontes de financiamento para assegurar a realização da operação;
  4. Não incluir as mesmas ações em projetos conjuntos e em projetos individuais.

Domínios da Operação

INOVAÇÃO DE MARKETING

Conjunto de atividades tendentes à melhoria da qualidade intrínseca do produto, da sua promoção e distribuição em mercados-alvo definidos a preços competitivos, com o objetivo de criar um posicionamento diferenciado e valioso junto de consumidores em mercados claramente identificados. Utilização de ferramentas de marketing sofisticadas, a empresa recorrer não apenas a estratégias de comunicação tradicional (outbound) (incluindo stands em feiras, etc.) mas também inbound (website design, marketing viral, marketing digital, otimização de motores de busca instrumentos de análise de eficácia de estratégias de marketing para posterior monitorização de resultados).

INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

Implementação de um novo método organizacional nas práticas de negócios da empresa, na organização do seu local de trabalho ou nas suas relações externas. Na organização do local de trabalho valorizam-se as empresas que passam a dispor de recursos humanos qualificados e que investem na sua formação e desenvolvimento profissional. A empresa passa a utilizar um modelo de gestão orientado para a inovação aberta (market oriented), ou seja, desenvolve os seus produtos e/ou serviços numa ótica de inovação aberta orientada para o mercado.

Despesas elegíveis

  • Custos salariais com a contratação de recursos humanos qualificados, incluindo o salário base e encargos sociais obrigatórios por parte da entidade patronal;
  • Custos incorridos com a participação em feiras e exposições no exterior, incluindo o aluguer do espaço, a construção
    e o funcionamento do stand.
  • Custos de serviços de consultoria especializados, prestados por consultores externos, incluindo despesas
    orientadas para a incorporação nas empresas dos princípios do ESG (Environmental, Social and Governance) com vista à adoção de práticas ambientais, sociais e de governação corporativa, incluindo, nomeadamente, serviços relacionados com processos de auditoria e obtenção de certificações de sistemas, serviços e produtos na área do
    ambiente, como sejam obtenção do Rótulo Ecológico e sistema de ecogestão e auditoria (EMAS)
  • Custos dos serviços de consultoria especializados, prestados por consultores externos, que não constituam uma atividade contínua nem periódica, nem estejam relacionados com o normal funcionamento dos beneficiários, incluindo despesas com a intervenção de contabilistas certificados ou revisores oficiais de contas, na validação da despesa dos pedidos de pagamento, custos associados à certificação de produtos, processos ou serviços, custos de conceção e registo de novas marcas, custos associados à domiciliação e subscrição de aplicações, adesão a plataformas eletrónicas ou inclusão em diretórios e motores de busca.
  • Despesas relacionadas com a promoção da internacionalização, incluindo a prospecção e captação de novos clientes e ações de promoção realizadas em mercados externos.

Taxa de Financiamento

A taxa máxima de financiamento das operações elegíveis é de 40%, sendo aplicado o seguinte:

TAXA DE BASE

40% no Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve.

MONTANTES MÍNIMOS E MÁXIMOS DE INVESTIMENTO

Apresentar um investimento elegível igual ou superior a 200.000,00€ (duzentos mil euros) e máximo de 315.000,00€ (trezentos e quinze mil euros.

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